Maria Gadú faz show gratuito em festa junina no Centro de São Paulo

Acontece, nos dias 23 e 24 de junho, a primeira Festa de São João na Ocupação 9 de Julho, promovida pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), com shows, comidas típicas, brincadeiras e muito mais. Entre as atrações musicais estão nomes de peso como Maria Gadú, Edgar Scandurra, Taciana Barros, Luedji Luna, Diego Moraes. Os artistas convidados estão gentilmente doando seus talentos e cachês.

Claro que não vai faltar forró para dançar agarradinho, quentão para espantar o frio e uma infinidade de comidas típicas – do milho ao mocotó. Com início às 14h, a festa segue com atrações até as 23h e a entrada é gratuita. Lembrando que as contribuições espontâneas serão revertidas para o custeio do evento e a manter esse espaço de usufruto público.

Uma festa feita pelos moradores dos dez prédios ocupados pelo MSTC em São Paulo e que pretende criar esse laço de união com a comunidade, convidando todos para o verdadeiro São João no centro de São Paulo. A folia é também para as crianças, com inúmeras atividades especialmente para elas.

O projeto mensal Cozinha Ocupação 9 de Julho, que promove ações comunitárias no prédio, estará presente nos dois dias com sua barraca de caldos e também um prato surpresa. Além disso, os moradores estarão com suas várias barracas de guloseimas típicas juninas.

No sábado (23), às 17h, a fotógrafa Mônica Zarattini fará a abertura da sua exposição Plano, Seco e Pontiagudo, em que fotografias de grandes dimensões estarão expostas nas fachadas das ocupações da Frente de Luta por Moradia (FLM). Elas fazem parte do fotolivro de mesmo nome que retrata a história da Guerra de Canudos que, há 120 anos, também foi um movimento que lutava por moradia e trabalho.

A exposição fotográfica e cartográfica Ocupar, Resistir, Construir, Morar, do urbanista belga Jeroen Stevens também continua aberta a visita nos corredores do prédio.

Em um paralelo atual, o projeto Histórias de Vida, Histórias de Família fará um registro da história oral de trajetos de vida dos moradores da Ocupação, possibilitando assim que mais pessoas possam conhecer os moradores e de que eles mesmos saibam o quão importante são as histórias que têm para contar.

No domingo (24), às 15h30, acontece uma visita orientada pelo prédio, conduzida por Carla Caffé, arquiteta e professora da Escola da Cidade e Carmen Silva, coordenadora do MSTC.

Será possível acessar a Ocupação 9 de Julho por duas entradas: pela rua Álvaro de Carvalho, 427 ou pela Avenida 9 de Julho, 610. Pela primeira vez o espaço anexo ao prédio na avenida estará aberto à comunidade, e será o palco dos shows. A entrada de pessoas estará sujeita a lotação para que possamos garantir a tranquilidade e segurança de todos.

É festa que não acaba mais. Venha passar o dia na Ocupação 9 de Julho!!

#vempraocupação #euocupo #SãoJoãonaOcupação #moradiaédireito

 

Confira a programação completa:

Dia 23.06

14h Dj Oriundo

15h Carlos Patrício

16h Quadrilha

17h Mário De Granelli

17h Abertura exposição Plano,Seco e Pontiagudo do fotolivro de Mônica Zarattini

18h Forró de Corda

19h30 Igor Veloso

20h20 Poetisa Samantha Lucas

20h30 Luedji Luna

21h30 Dj Ivan Casabom (Festa Primavera Te Amo)

23h Dj Pedro Barreira

Dia 24.06

14h Dj Oriundo

15h Igor Neva e Grupo Samba

15h30 Visita orientada ao prédio com Carla Caffé e Carmen Silva

16h40 Trio Pernambuco

18h Debora Christian e Desirre

19h Edgar ScadurraTaciana Barros,  Nana Rizinni, Helena Paini

20h Samant D’Ledgent

21h Diego Moraes e a Poetisa Meg Alegria

21h30 Maria Gadu

23h Dj Andi Profano (Festa Profana)

*horários sujeitos a alteração.

 

Serviço:

Festa de São João na Ocupação 9 de Julho

Data: 23 e 24 de junho.

Horário: Das 14h às 23h

Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 427 ou Avenida 9 de Julho, 610

Entrada: Gratuita (contribuição espontânea)

Sujeito a lotação do espaço

Organização:

Movimento Sem Teto do Centro (MSTC)

Imprensa

Humanicidades _por seres urbanos+humanos

André Chiarati – +55 11 95144-4660 – andrechiarati@gmail.com

Sobre o Movimento Sem Teto do Centro e a Ocupação 9 de Julho

Fundado em 2001, o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) atua na mobilização e organização de famílias sem teto que estão na  luta por moradia digna. O movimento promove ações e debates, junto ao governo e a sociedade civil, para que o direito constitucional de acesso a moradia seja cumprido pelo Estado.

Ocupado desde 2016, o antigo prédio do INSS na avenida 9 de Julho, é hoje uma das ocupações modelo. Abandonado desde os anos 1980, o prédio já foi palco de inúmeras reintegrações de posse e ocupações, sem nunca ter sido destinado corretamente a qualquer finalidade, em especial moradia social. Cerca de 121 famílias, de trabalhadores de baixa renda, brasileiros e imigrantes, transformaram um local abandonado, depredado e sem função social, em um lar organizado, com capacidade residencial e produtiva.

Qualquer cidadão, morador ou não das ocupações, pode participar dessas ações sociais. O MSTC caminha ao lado da Frente de Luta por Moradia (FLM) e acredita que, enquanto houver um trabalhador sem condições de ter uma casa para viver, a luta contra a especulação imobiliária deve continuar.

 


Compartilhe essa dica: