Sabadinho em Cena estreia Nem Isso Nem Aquilo, a primeira peça infantil encenada no Teatro Cemitério de Automóveis

Divulgação – Lucas Mayor

Quatro novos nomes da dramaturgia atual unem suas forças para explicar o divórcio para crianças no espetáculo Nem Isso Nem Aquilo – Quando os Pais Se Separam, trabalho inaugural do Sabadinho em Cena com direção de Lucas Mayor Marcos Gomes.

A peça estreia em 6 de abril no Teatro Cemitério de Automóveis, onde segue em cartaz até 25 de maio, com apresentações aos sábados, às 17h. O elenco traz Anette Naiman, Antoniela Canto, Gabriela Fortanell, Marcos Amaral, Marcos Gomes, Rebecca Leão e Walter Figueiredo.

A montagem reúne quatro cenas curtas sobre os impactos da separação dos pais para a vida das crianças.  Em “Como Falar com um Anjo?”, de Claudia Barral, a menina Lucila fala com seu amigo-imaginário sobre conversas difíceis de ter com qualquer pessoa. Cansado de ter que frequentar as duas casas de seus pais separados, o menino Hélio decide montar um acampamento no porão de sua mãe em “Uma barraca para o resto de minha vida”, de Bruna Pligher.

A pequena Rebecca tem uma profunda conversa com seu terapeuta em “Pé na Estrada”, de Lucas Mayor. Já em “Ninguém Sabe”, deMarcos Gomes, são apresentados Cris e Marcos, que se conheceram ainda na infância, começaram a namorar, casaram-se, tiveram um filho e se separaram.

“Queríamos lidar com temas que geralmente não são muito abordados nas peças infantis e são mais complicados, como a separação dos pais. E escolhemos falar sobre isso de maneira mais adulta e séria, sem subestimar a capacidade de entendimento das crianças. Por isso, os personagens infantis têm atitudes típicas de adultos – como uma menina desabafando sobre os problemas de sua vida com seu psicanalista, ou alguém indo morar fora de casa, no porão, ou mesmo as duas crianças da cena do Marcos, que repassam os acontecimentos da infância à vida adulta, a fim de entenderem o que foi que deu errado”, conta Lucas Mayor, que assina a direção ao lado de Marcos Gomes.

Como referências estéticas e temáticas, a encenaçãobuscauma aproximação com o cinema do tipo “Sessão da Tarde” dos anos de 1980 e 1990, sobretudo em relação aos filmes de John Hughes, como “A Malandrinha” (1991) e “Esqueceram de Mim” (1990). Outras influências importantes foram “Meu Primeiro Amor” (1991), de Laurice Elehwany; a série “Anos Incríveis” (1988-1993); além dos mais recentes “Moonrise Kingdom” (2010), de Wes Anderson, e “Onde Vivem Os Monstros” (2009), de Spike Jonze.

Os figurinos da peça também procuram essa ambientação da moda dos anos de 1980. Já a cenografia trabalha com palco nu e apenas alguns objetos que entram e saem de cena a cada sequência.

Sobre Sabadinho em Cena

O Sabadinho em Cena é derivado do projeto “Terça em Cena”, que já realizou 53 edições ao longo de seus cinco anos de existência. A iniciativa convida um grupo de atores e diretores para encenar uma seleção de peças curtas de novos dramaturgos uma vez por mês no Teatro Cemitério de Automóveis.

A proposta do coletivo é convidar esses autores para criar espetáculos sobre temas pouco presentes no teatro infantil e abordá-los de maneira mais séria e adulta, sem perder o foco nas crianças. Nem Isso Nem Aquilo – Quando os Pais se Separam é o primeiro trabalho desse núcleo.

SERVIÇO

Nem Isso Nem Aquilo – Quando Os Pais Se Separam, de Sabadinho em Cena

Teatro Cemitério de Automóveis – Rua Frei Caneca, 384, Consolação

Temporada: 6 de abril a 25 de maio

Aos sábados, às 17h

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Classificação: Livre. Indicado a partir de 8 anos. 

Duração: 50 minutos

Informações: (11) 2371-5743

Compartilhe essa dica: