Pixel Show e Editora Afluente lançam Pitch criativo que pode transformar portfólios em livros publicados

Durante a 20ª edição do Pixel Show, maior evento de criatividade da América Latina, será realizada a “Leitura de Portfólio”, um pitch criativo promovido pela Editora Afluente, cujo objetivo é selecionar talentos do mercado criativo que merecem ter seu trabalho publicado em um livro. O pitch acontecerá durante o evento, nos dias 11 e 12 de outubro, na ESPM.


Na primeira fase, 32 artistas serão pré-selecionados para apresentar seus projetos em pitchs de até 5 minutos, com apresentações visuais e discursos que mostrem a essência de suas carreiras e trabalhos. Todos os participantes selecionados já garantem uma ecobag com dois livros da Editora Afluente.
Na segunda fase, dos 32 artistas pré-selecionados, serão escolhidos 10 finalistas que terão a oportunidade de defender seu portfólio diante de um corpo de jurados da Afluente, composto por William Baglione, artista visual, fotógrafo e editor, com trajetória internacional e curadoria de grandes exposições, e Julius Wiedemann, editor e curador brasileiro com carreira internacional, responsável por mais de 120 livros da editora TASCHEN.
Os vencedores poderão integrar um livro coletivo ou, até mesmo, conquistar a publicação de um livro individual, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026.

Os artistas finalistas terão direito a:

  • Publicação em livro coletivo ou individual;
  • Produção editorial de alta qualidade, com ISBN registrado;
  • Tiragem inicial com 10 exemplares para o artista;
  • Divulgação no site do Pixel Show e da Afluente;
  • Distribuição do livro no mercado, incluindo Amazon e livrarias;
  • Mentoria exclusiva de até 5 horas com o editor Julius Wiedemann, referência internacional que já publicou mais de 500 ilustradores na editora TASCHEN;
  • Royalties de 10% sobre vendas realizadas no site da Afluente.

Quem pode participar

A Leitura de Portfólio é aberta a artistas, ilustradores, designers, quadrinistas, escultores, artistas de rua, artistas gráficos e outros criativos que possuam trabalhos 100% autorais. Para se inscrever, é necessário ter ingresso BASIC ou BLACK do Pixel Show.
Para participar, os interessados devem se inscrever via formulário até o dia 30 de setembro. Os selecionados serão divulgados até dia 5 de outubro e deverão entregar as apresentações até o dia 9.
Com esse projeto, o Pixel Show e a Afluente oferecem uma oportunidade única para artistas transformarem suas criações em publicações que podem marcar suas carreiras e alcançar novos públicos.

Para acessar o edital completo, acesse aqui.

20 anos de história

Pixel Show é considerado o mais antigo festival de criatividade do Brasil e o maior da América Latina, e entrou para o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo em março de 2020, com foco em artes, design, sustentabilidade e diversidade, além de ilustração, XR, games, inovação e muita tecnologia.
Voltado a estudantes, profissionais, empreendedores, empresários e criativos do mundo todo, o evento tem foco em artes visuais, design gráfico, sustentabilidade e diversidade, além de ilustração, XR, CGI, games e muita tecnologia e inovação.
Em 2025, o Festival de Criatividade Pixel Show completa 20 anos de existência, sendo um festival que nasceu como um pequeno congresso de palestras em 2005 com 300 pessoas, e, em sua última edição em São Paulo (2022), contou com mais de 50 mil visitantes, já tendo impactado mais de 470.000 pessoas com mais de 1.046 horas de conteúdos produzidos em duas décadas.
Entre os patrocinadores da edição deste ano, estarão a 3M, Posca, Atlas Cerâmica e Leo Madeiras.
Serviço

Ministério da Cultura, 3M e Zupi.Live apresentam: Festival Internacional de Criatividade PIXEL SHOW – 20ª Edição.

Atração dentro do PIXEL SHOW: Leitura de Portfólio Afluente

Data e horário: 11 e 12 de outubro de 2025, das 14h às 16h

Local: 20ª edição do Pixel Show – ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo/SP

Link para inscrições: Link

Compartilhe essa dica: