Exposição, feira de artes, cursos e mais uma edição do Versão na Praça são atividades de junho no Espaço Cultural Porto Seguro

Espaço Cultural Porto Seguro apresenta mais uma edição do projeto Versão na Praça nos dias 30 de junho e1º de julho. No sábado (30/6), a programação musical começa com Barbatuques (às 11h) e Banda Estralo (às 14h), em apresentação para as crianças, e Negra Li cantando Beyoncé (às 15h). O domingo (1º/7) abre comManaka Passarinheiro (às 11h) e Badulaque (às 14), com show de André Frateschi cantando David Bowie (às 15h).

Em ambos os dias, entre as apresentações, o som fica por conta das playlists do DJ Formiga. Em parceria com o Mercado Buenos Artes, feira itinerante de gastronomia, design e moda, o evento traz também nesta edição uma seleção especial de designers, artistas, estilistas, ilustradores, artesãos e produtores de comidas e bebidas artesanais.

A exposição Instrumentos, individual do artista visual franco-tunisiano Ismaïl Bahri, segue em cartaz até 22 de julho com visitação gratuita. Esta mostra foi concebida no Jeu de Paume (Paris, França), onde foi montada em 2017, e faz no Espaço Cultural Porto Seguro sua primeira itinerância.

A mostra explicita a dimensão crítica e ao mesmo tempo sensível da obra de Bahri, propondo uma avaliação do mundo contemporâneo e impactando a sensibilidade do espectador. A exposição reúne trabalhos recentes, tais como Ligne (2011), Revers (2016) e Esquisse (2017), em um total de nove videoinstalações de grande porte. Nessas e em outras obras, Bahri explora o potencial da imagem como instrumento para conexões inesperadas e intensas.

Além da exposição, o Espaço Cultural Porto Seguro oferece cursos, como artevida: prática de invenção, conduzido por Gian Spina. Em Instrumentos de Medição, os educadores realizam experimentos e dividem impressões a partir de instrumentos desenvolvidos criativamente, em parceria com o PortoFabLab. O cursoStop motion para criançasvoltado para o público infantil, aborda todas as etapas da criação de um vídeo emstop motion através de um vocabulário infanto-juvenil.

No workshop Desenhar a cidade, o artista Paulo von Poser convida à exploração da cidade por meio do desenho de observação, em contato direto com o bairro dos Campos Elíseos, ao longo de uma caminhada.

PortoFabLab e o Ateliê Experimental seguem com suas atividades regulares de orientação de projetos e OpenDay.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

Exposição

Instrumentos, de Ismaïl Bahri – Até 22 de julho

Terça a sábado, das 10h às 19h

domingo, das 10h às 17h

*Última entrada até 30 minutos antes do encerramento

 

Instrumentos é uma exposição individual do artista visual franco-tunisiano Ismaïl Bahri, expoente da arte contemporânea, organizada pelo Jeu de Paume, Paris, em colaboração com o Espaço Cultural Porto Seguro.

A mostra explicita a dimensão crítica e ao mesmo tempo sensível da obra de Bahri, propondo uma avaliação do mundo contemporâneo e impactando a sensibilidade do espectador. Para a curadora Marta Gili, “seu trabalho incorpora muitas referências culturais e estéticas, desenvolvendo experiências visuais que são sensíveis e precisas. Os resultados desses experimentos tomam formas variadas – desenhos, vídeos, fotografias, instalações e híbridos dessas formas. Os materiais básicos utilizados nessas obras são manipulados e, finalmente, transformados, muitas vezes através de gestos e procedimentos mecanicamente inspirados que estão relacionados, de uma forma ou de outra, ao cinema ou à fotografia.”

A mostra reúne nove trabalhos recentes, todos videoinstalações, entre os quais “Revers” (2016) e “Esquisse” (2017), além de um trabalho inédito, “Coletando” (2018). Nessas e em outras obras, Bahri explora o potencial da imagem como instrumento para conexões inesperadas e intensas.

****

Shows e feira de artes

Versão Na Praça

Dias 30 de junho e 1º de julho – sábado e domingo – das 10h às 18h

Na praça entre o Espaço Cultural Porto Seguro e Restaurante Gemma

Entrada gratuita, não é necessária retirada de ingressos.

Classificação etária: livre.

30 de junho – sábado

11h – Barbatuquices

14h – Banda Estralo toca Gonzagão

16h – Negra Li canta Beyoncé

1º de julho – domingo

11h – Manaka Passarinheiro

14h – Badulaque – Festa Junina

16h – André Frateschi canta David Bowie

 

O projeto Versão na Praça apresenta artistas da cena musical contemporânea em releituras de obras de músicos consagrados. No sábado, Negra Li canta Beyoncé e, no domingo, André Frateschi canta David Bowie. Além disso, uma programação especial foi preparada para crianças, com apresentações dos Barbatuques eBanda Estralo (sábado), e Manaka Passarinheiro e Badulaque (domingo).

Em parceria com o Mercado Buenos Artes, feira itinerante de gastronomia, design e moda, o evento traz também nesta edição uma seleção especial de designers, artistas, estilistas, ilustradores, artesãos e produtores de comidas e bebidas artesanais. Na parte gastronômica, estandes oferecerão opções variadas, entre salgados e doces. Também haverá bancas de pão artesanal, mel, queijos especiais e antepastos.

Em ambos os dias, entre as apresentações, o som fica por conta das playlists do DJ Formiga.

Sobre o Mercado Buenos Artes

Evento periódico com o propósito de valorizar os espaços livres públicos e instituições culturais da cidade incentivando a economia criativa, promovendo pequenos produtores e o mercado justo de design, produtos sustentáveis, moda, gastronomia e música, para o convívio dos usuários locais, moradores, cidadãos, turistas, público em geral gerando trocas e experiências.

A entrada é franca e o evento é “pet friendly”. Para quem vier de transporte coletivo pode usar nossas vans gratuitamente tanto para chegar quanto para voltar. Elas saem da Estação da Luz, acesso pela saída da Rua José Paulino/Parque da Luz.

****

OpenDay PortoFabLab

Todas as sextas-feiras

Das 10h às 12h; das 14 às 18h
6 vagas em períodos pré-agendados, de 2 horas cada

Inscrições gratuitas, pelo e-mail portofablab@espacoculturalportoseguro.com.br

Todas as sextas, o PortoFabLab abre as portas à visitação e à realização de projetos artísticos do público, utilizando os equipamentos do laboratório. Os participantes poderão conhecer mais sobre as máquinas disponíveis e enviar uma proposta para materializar seu projeto pessoal.

Durante o OpenDay, o público tem acesso livre ao laboratório, equipado com dispositivos computacionais e máquinas de controle numérico destinados à produção artística e à experiência estética. Na busca por um diálogo entre as artes em geral e novas tecnologias, os participantes têm à disposição os equipamentos digitais de alta precisão e a possibilidade de uso das máquinas requeridas para a execução de seus projetos. Os períodos de utilização são agendados de acordo com as necessidades de cada projeto, a partir de uma proposta apresentada previamente, com desenho em arquivo digital trazido pelo participante e previsão de materiais de consumo a serem utilizados em cada máquina.

O PortoFabLab é um laboratório de fabricação digital voltado às artes. Um espaço de interação entre arte e tecnologias digitais, com ênfase na exploração de novas experiências na produção artística. Estão disponíveis máquinas de comando numérico para a execução de modelos digitais em 2D e 3D, entre elas, cortadora a laser, fresadora de precisão, plotter cortadora de vinil e impressoras 3D. Além disso, o laboratório possui equipe especializada no desenvolvimento de projetos.

****

Ateliê Aberto

Todas as sextas, das 10h às 13h; das 14 às 18h
10 vagas

Inscrições gratuitas, pelo e-mail atelieexperimental@espacoculturalportoseguro.com.br

Às sextas-feiras, o Ateliê Experimental convida interessados em utilizar seus espaços e equipamentos. Poderão ser trabalhadas diversas linguagens gráficas, como xilogravura, gravura em metal, carimbos e cianotipia.

Algumas técnicas de gravura e fotografia necessitam de aparatos e equipamentos que, muitas vezes, impossibilitam o trabalho em um ateliê individual. Entendendo a produção artística como campo de troca e experimentação, o Ateliê Experimental oferece seu ambiente e equipamentos de produção gráfica aos artistas e estudantes um dia por semana, entendendo o compartilhamento dos espaços e ferramentas como forma de contribuir para a construção dos discursos artísticos individuais.

O Ateliê Experimental é um laboratório de linguagens gráficas manuais, como a gravura e o desenho. Tem foco nas atividades práticas e na vivência em ateliê. Os instrutores orientaram os participantes sobre as diferentes técnicas manuais e referências da história da arte para a produção artística.

****

Orientação de Projetos

6 encontros agendados, de 2 horas cada
quartas-feiras – entre 10h e 19h
R$ 25,00
 estudantes, pessoas com mais de 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda (15 a 29 anos), pessoas com deficiência (e acompanhante quando necessário) e professores, titulares, supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores das redes públicas municipal e estadual de ensino

R$ 50,00 inteira

Inscrições pelo e-mail portofablab@espacoculturalportoseguro.com.br

 

O PortoFabLab recebe interessados em desenvolver projetos artísticos. Ao longo de seis encontros, a equipe do laboratório orienta os participantes no uso dos equipamentos de fabricação digital para materializar suas ideias.

Em encontros semanais agendados, o que se busca alcançar é a elaboração e execução de um projeto a partir de métodos e dispositivos de fabricação digital. O laboratório disponibiliza uma equipe técnica de pesquisadores na área digital para acompanhar o desenvolvimento de cada projeto em todas as fases, até sua materialização. O PortoFabLab acolhe projetos em desenvolvimento que estejam vinculados à investigação entre arte e novas tecnologias. Cada proposta deverá prever também os materiais de consumo a serem utilizados durante o período de orientação.

O PortoFabLab é um laboratório de fabricação digital voltado às artes. Um espaço de interação entre arte e tecnologias digitais, com ênfase na exploração de novas experiências na produção artística. Estão disponíveis máquinas de comando numérico para a execução de modelos digitais em 2D e 3D, entre elas, cortadora a laser, fresadora de precisão, plotter cortadora de vinil e impressoras 3D. Além disso, o laboratório possui equipe especializada no desenvolvimento de projetos.

****

Orientação de Projetos

6 encontros agendados
quintas-feiras – entre 10h e 18h

R$ 25,00 estudantes, pessoas com mais de 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda (15 a 29 anos), pessoas com deficiência (e acompanhante quando necessário) e professores, titulares, supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores das redes públicas municipal e estadual de ensino

R$ 50,00 inteira

Inscrições pelo e-mail atelieexperimental@espacoculturalportoseguro.com.br

Às quintas, o Ateliê Experimental recebe interessados em desenvolver seus próprios projetos artísticos no âmbito da integração entre as linguagens gráficas. É oferecido apoio técnico, orientação e um ateliê equipado para a xilogravura, a calcogravura e a serigrafia, e para os  processos alternativos de fotografia.

Em seis encontros, os equipamentos do ateliê estarão disponíveis ao uso sob orientação dos instrutores, para o desenvolvimento e produção de projetos artísticos. O objetivo é incentivar a pesquisa e produção artística por meio da discussão de linguagem, da orientação técnica e do desenvolvimento poético. O programa está vinculado à viabilidade do projeto dentro do espaço do Ateliê Experimental, bem como à compreensão da proposta de possibilidades de técnicas disponíveis, na qual o participante é responsável pelo material de consumo individual a ser utilizado durante os encontros.

O Ateliê Experimental é um laboratório de linguagens gráficas manuais, como a gravura e o desenho. Tem foco nas atividades práticas e na vivência em ateliê. Os instrutores orientam os participantes sobre as diferentes técnicas manuais e referências da história da arte para a produção artística.

****

 

Cursos

Artevida: prática de invenção

De 7 de junho a 19 de julho

Quintas-feiras -das 19h às 21h30

15 vagas

 

O curso, conduzido por Gian Spina, pretende estimular o potencial criativo a partir da proposição de desconstruir oposições que estruturam nossa cultura (arte x vida; teoria x prática), pensando a produção artística a partir da noção de uma escritura poética da existência.

Por meio de reflexões teóricas e atividades práticas, os encontros tem como objetivo incentivar, de maneira não-funcionalista, a experimentação sobre os modos de vida, pensamento e linguagem, perturbando a fronteira entre as linguagens e a vida, em ações simultâneas de estudo, experimento e reflexão. Os encontros convidam a criar coletivamente os temas e processos a serem desenvolvidos, a partir de um conjunto de leituras, filmes e debates. Um espaço livre, onde o acaso e a prática de voltar atrás estão permitidas para o desenvolvimento de uma forma ou processo artístico.

Gian Spina nasceu em São Paulo. Viveu, estudou e trabalhou em várias cidades, entre elas San Diego, Vancouver, Bordeaux, Berlin, Frankfurt, Ramallah e Atenas. Desenvolveu investigação com base na pesquisa artística e teórica, estruturando a construção de narrativas e as representações da história e da memória, utilizando principalmente mídias como vídeo, instalação e sua atividade como escritor e poeta.

****

Instrumentos de medição

Dias 9 e 30 de junho

Sábado, das 14h às 17h

Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Inspirados no trabalho do artista Ismaïl Bahri, em cartaz com a exposição Instrumentos, os educadores do Espaço Cultural Porto Seguro realizam um experimento de conversa a partir de instrumentos desenvolvidos criativamente para esse encontro.

Que instrumentos você usa para medir o corpo? Como você calcula seu gosto? Como você mede o tempo do crescimento do cabelo? Em parceria com o PortoFabLab, os educadores convidam o público a interagir instrumentos de medição inventivos, numa atividade de investigação imaginativa sobre aquilo que acontece com o corpo e ao nosso redor. Um encontro que abre uma perspectiva de um diálogo de imaginação a partir da experiência causada pelo contato com as obras de arte.

O Educativo do Espaço Cultural Porto Seguro tem papel fundamental no desenvolvimento da relação entre a instituição e seus públicos, por isso trabalha de maneira comprometida com a formação continuada de seus educadores e com a construção de ferramentas que possam ampliar essa relação.


****

Stop motion para crianças

De 16 a 23 de junho

Sábado – das 14h às 17h

10 vagas

 

Uma introdução à linguagem de animação em stop motion através de um vocabulário infanto-juvenil. Uma experiência completa de produção audiovisual desde a criação de roteiro, passando pela confecção de personagens e cenários, até a captação final de imagem quadro a quadro.

O stop motion é uma técnica de animação que usa uma sequência de fotografias para gerar a ilusão de movimento. Uma técnica simples em que as crianças irão acompanhar uma experiência de criação audiovisual em todas as etapas.

Ateliê Experimental é um laboratório de linguagens gráficas manuais, como a gravura e o desenho. Tem foco nas atividades práticas e na vivência em ateliê. Os instrutores orientam os participantes sobre as diferentes técnicas manuais e referências da história da arte para a produção artística.

 

****

Workshop

Desenhar na cidade

Dia 23 de junho – Sábado – das 10h30 às 13h

Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, indicada a partir de 12 anos.

Workshop de desenho de observação com o artista Paulo von Poser a partir da caminhada pelas ruas. Um estímulo à exploração da cidade por meio da anotação e do esboço produzidos em contato direto com o entorno durante a caminhada, em desenhos de observação individuais e coletivos.

Paulo von Poser é artista visual, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor. Iniciou nas artes plásticas em 1976. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1982. Leciona desde 1986 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos e, desde 2007, na Escola da Cidade, em São Paulo.

Ficou conhecido por seus desenhos de rosas em 1989, com a ilustração do calendário do Museu de Arte Contemporânea, MAC-USP, e posteriormente pelos desenhos retratando museus, praças e espaços públicos da cidade de São Paulo. Em 2007, desenhou sobre 5 painéis com 3.500 azulejos instalados entre as tradicionais bancas de flores da Avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo. Em 2012, comemorou 30 anos de exposições com a retrospectiva “Trajetória”, no Museu Brasileiro da Escultura, e a exposição “Floração”, no Museu de Arte Sacra. Participou de mostras nacionais e internacionais, e seus trabalhos integram inúmeras coleções privadas e acervos de museus. Atualmente vive na cidade de São Paulo, produzindo, lecionando e também participando de causas sociais e urbanas, como o Parque Minhocão e o projeto Rios e Ruas.

 

ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO

Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
(11) 3226-7361

 

Horários:
Terça a sábado, das 10h às 19h
Domingo e feriados, das 10h às 17h

Capacidade: 305 pessoas

Acessibilidade:
O edifício é acessível para pessoas com mobilidade reduzida. A exposição oferece atendimento especial na visitação com mediadores bilíngues em inglês, espanhol e libras mediante agendamento prévio.

 

Estacionamento:
Alameda Barão de Piracicaba, 634 (sede Porto Seguro)
De segunda a sexta-feira até 1h30 gratuito (1ª, 2ª e 3ª hora adicional R$ 10,00 a hora. A partir da 4ª hora adicional, R$ 5,00 a hora). A partir das 17h30 e aos sábados, domingos e feriados – R$ 20,00 (preço único).

Serviço de vans:

O Complexo Cultural Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro Porto Seguro e do Espaço Cultural Porto Seguro. Na Estação da Luz, o ponto de encontro das vans é na saída Rua José Paulino / Praça da Luz / Pinacoteca, em frente ao Parque Jardim da Luz. Há instrutores no local para orientar o embarque. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3226-7361.

 

Horário de funcionamento do serviço de vans:

Terça a sábado das 9h à 0h. Domingo das 9h às 22h.

Gemma Restaurante:

Aberto todos os dias: segunda, das 12h às 15h; terça, das 10h às 17h; quarta a sexta, das 10h às 21h; sábado, das 11h às 18h; domingo, das 11h às 16h.

Site: http://espacoculturalportoseguro.com.br
Facebook: http://facebook.com/EspacoCulturalPortoSeguro
Instagram: @EspacoCulturalPortoSeguro

Compartilhe essa dica: