Em ação inédita, o musical “Romeu e Julieta”, ao som de Marisa Monte, será transmitido ao vivo para os cinemas de todo o país no último dia da temporada de São Paulo

Sucesso de público e crítica, o musical “Romeu e Julieta”, que conta com 25 canções do repertório de Marisa Monte,  será transmitido ao vivo para os cinemas de todo o país. Essa é a primeira vez no Brasil que um espetáculo teatral é exibido ao vivo nas telonas. O clássico de Shakespeare em versão inédita está atualmente em cartaz no Teatro Frei Caneca, de quinta a domingo.  No dia da última sessão paulista, 21 de outubro, às 19 horas, a montagem do romance mais conhecido da história será transmitida para os cinemas de mais de 15 cidades, como Belém, João Pessoa, Manaus, Natal, Uberlândia e outras que possuem uma maior dificuldade em receber espetáculos de grande porte. Espetáculo apresentado por Bradesco Seguros, tem patrocínio da LG Electronics – com sua linha LG OLED TV THINQ AI, inovadora graças à sua plataforma exclusiva de Inteligência Artificial – e apoio cultural da Riachuelo. Realização da Aventura Entretenimento, Leme Produções, Orange Group e Motion Produções Visuais.

A direção para as telonas é de Gustavo Garcia, irmão do diretor do espetáculo  Guilherme Leme Garcia.  A iniciativa faz parte do projeto exclusivo Cine Experience, que tem o objetivo de ampliar o acesso e a democratização a cultura, indo além do eixo Rio-São Paulo. Em novembro,  o musical entrará em turnê passando por quatro cidades: Florianópolis (Teatro Pedro Ivo), Porto Alegre (Teatro do SESI), Curitiba (Teatro Guaira) e Belo Horizonte (Teatro SESC Palladium). Os ingressos estão à venda nos sites Ingresso Rápido e Disk Ingressos, além das bilheterias dos cinemas.

 

Sobre o musical

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural Bradesco Seguros, o espetáculo é assinado pela Leme Produções Artísticas, em parceria com a Aventura Entretenimento, dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos, Luiz Calainho e Patrícia Telles. O musical conta com o patrocínio da Altas Schindler e Riachuelo e o apoio do BMA Advogados, do CNA e da Nissin.

A tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária do inglês, conta a história de dois adolescentes apaixonados cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A obra é uma das mais levadas aos palcos do mundo inteiro e hoje o relacionamento dos protagonistas é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

“Histórias de amor sempre têm um lado melancólico, triste, mas, como todos sabem, Romeu e Julieta é a mais bela história de amor que já existiu”, comenta o diretor. “Eu assisti uma montagem do Antunes Filho há 30 anos, em São Paulo, e desde então fiquei totalmente emocionado. Sempre quis falar de Shakespeare para os jovens e trazer essa galera nova para o teatro. O espetáculo é atemporal, mistura o texto de 1500 com a música dos anos 2000, além de um figurino e um cenário que circulam entre esses tempos”.

A equipe criativa do espetáculo conta ainda com craques como a cenógrafa Daniela Thomas, uma das responsáveis pela Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e o estilista João Pimenta, que desfila suas criações na São Paulo Fashion Week. A atriz Vera Holtz assina como “colaboradora artística”, tendo participado da preparação do elenco, e a adaptação da obra e o roteiro musical são da dupla Gustavo Gasparani, vencedor do Prêmio Shell, e do dramaturgo Eduardo Rieche. O visagismo é de Fernando Torquatto, um dos maquiadores e fotógrafos mais requisitados do país, referência no assunto beleza.

A direção musical é do produtor Apollo Nove e a direção vocal de Jules Vandystadt. Renato Rocha, diretor de “Ayrton Senna, O Musical”, é o responsável em preparar os atores para as lutas de espadas que acontecem durante o espetáculo. Ele trabalhou durante um longo tempo com a “Royal Shakespeare Company”, uma das companhias de teatro mais importantes do Reino Unido.

O jovem e apaixonado casal é interpretado por Bárbara Sut (Rio Mais Brasil – O Nosso Musical) e Thiago Machado (Cazuza, Rent, Rocky Horror show, Cantando na Chuva). O elenco traz ainda nomes como Ícaro Silva (Rock in Rio – O Musical, Simonal, Elis, a Musical), no papel de Mercuccio, Lincoln Tornado (Elis, A Musical), como Teobaldo, Bruno Narchi (Rock in Rio – O Musical, Cazuza, Cinderella, Rent), interpretando Benvoglio, Stella Maria Rodrigues (Cristal Bacharat, Cazuza, Emilinha), como a carismática Ama, Claudio Galvan (Família Addams, Garota de Ipanema – O Amor É Bossa), o Frei, Kacau Gomes (Rock in Rio – O Musical, Beatles num céu de diamantes, O médico e o monstro, Les Misérables) e Marcello Escorel (A Grande Viagem do Doutor Tchecov, Cheiro de Chuva, Vaidades e Tolices).

É uma personagem que já não imaginava fazer. Teve uma peça na escola que me colocaram para fazer a Ama. Todas as meninas fizeram a Julieta, mas eu era muito alta. Teoricamente eu também não tenho o perfil do que se espera de Julieta, né? Itália medieval, uma Julieta negra? Por isso também me sinto muito honrada de ter essa oportunidade, é um papel que eu pensava ser meio inacessível para mim”, confessa Bárbara. 

 

Já conhecido de musicais como “Cantando na chuva”, Thiago comenta sua primeira vez ao interpretar um texto de Shakespeare: “Eu acho que todo ator não só almeja, mas tem que viver pelo menos uma vez o teatro Shakespeariano. E contar a história do Romeu com a Julieta, que é a maior história de amor que tem, ainda mais na linguagem do teatro musical, está sendo uma aventura muito grande!”.

Para Guilherme Leme Garcia a escolha do repertório veio com naturalidade. “Quando comecei a pensar no espetáculo ele não era nem musical, na verdade. Mas, toda vez que eu ouvia Marisa, eu pensava ‘Nossa, essa canção ficaria tão linda nessa cena’. Quando o Gustavo Gasparani, que entrou para fazer o processo de criação, propôs que o espetáculo fosse inteiro com músicas da Marisa, topei na hora!”

“Sou muito próximo da Marisa e o meu universo se aproxima muito do dela”, comenta Gasparani. A ideia teve o aval de Aniela Jordan: “As canções casam como se tivessem sido escritas para a peça”, completa.

“Romeu e Julieta” é a vigésima quinta produção da Aventura Entretenimento e marca os 10 anos de estrada da empresa.

Sobre a Leme Produções Artísticas

A Leme Produções Artísticas está no mercado há mais de vinte anos. Nesse período, muitos projetos passaram pela produtora. Levaram mais de 300 mil espectadores ao teatro e recebram diversas premiações, como Prêmio Shell de Teatro e Prêmio Arte Qualidade Brasil SP. Guilherme Leme Garcia, fundador da Leme Produções Artísticas, tem mais de 30 anos de carreira no teatro, televisão e cinema. No início da sua trajetória, ajudou a fundar a Companhia de Teatro São Paulo Brasil e participou de vários festivas no país e no exterior. Nos palcos, além de atuar, Leme dirigiu e produziu diversos espetáculos, como Decadência, Eduardo II, Felizes da Vida, Os Sem Vergonhas, Boeing Boeing, Uma Relação Pornográfica, Trágica.3, entre outros. Em 2004, fez a sua primeira direção teatral e desde lá, mais de 15 produções contaram com o seu trabalho de diretor. No cinema, no longa “Anjos da Noite”, ganhou o prêmio de melhor ator revelação no Festival de Gramado e como ator já participou de mais 30 produções.

Sobre a Aventura Entretenimento

Produtora de grandes sucessos musicais, a Aventura Entretenimento está há 10 anos no mercado, investindo no crescimento e na modernização do setor. Neste período, os espetáculos criados no país ampliaram sua estrutura, ganharam espaço no mercado e poder de atração entre espectadores e investidores. A empresa dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos, Luiz Calainho e Patrícia Telles é responsável por grandes sucessos como Elis, A musical, Chacrinha, o musical, Sambra, Bem Sertanejo, Um Violinista no Telhado, Hair, A Noviça Rebelde, Sete – O musical, O Mágico de Oz, Rock in Rio – O Musical, entre outros, levando mais de 4 milhões de pessoas aos espetáculos. Em agosto de 2016, a Aventura inaugurou o Teatro Riachuelo Rio.

Circuito Cultural Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com a conquista da longevidade com qualidade de vida, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “Bibi – uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella”, “Chacrinha, O Musical”, “Elis – A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão” e “Wicked”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”, “Ballet Zorba, O Grego” e a exposição inaugural da Japan House, “Bambu – histórias de um Japão”.

Para conhecer o calendário 2018 do Circuito Cultural Bradesco Seguros, acesse www.bradescoseguros.com.br, clique na opção “Outros Portais” e “Circuito Cultural”.

 

Ficha Técnica

Concepção e direção: Guilherme Leme Garcia

Adaptação e roteiro musical: Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche

Colaboração artística: Vera Holtz

Direção musical: Apollo Nove

Direção Vocal, Arranjos Vocais e Arranjos Adicionais: Jules Vandystadt

Direção de movimento e Coreografia: Toni Rodrigues

Esgrima: Renato Rocha

Cenário: Daniela Thomas

Figurino: João Pimenta

Visagismo: Fernando Torquatto

Desenho de luz: Monique Gardenberg e Adriana Ortiz

Desenho de som: Carlos Esteves

Produção de elenco: Marcela Altberg

Elenco: Bárbara Sut (Julieta), Thiago Machado (Romeu), Ícaro Silva (Mercuccio), Stella Maria Rodrigues (Ama), Claudio Galvan (Frei Lourenço), Kacau Gomes (Sra. Capuleto), Marcello Escorel (Sr. Capuleto), Lincoln Tornado (Teobaldo), Bruno Narchi (Benvólio), Neusa Romano, Max Grácio, Kadu Veiga, Diego Luri, Saulo Segreto, Daniel Haidar, Gabriel Vicente, Jorge Neto, Lara Suleiman, Laura Carolinah, Luci Salutes, Marcelo Ferrari, Thiago Lemmos, Gabi Porto, Santiago Villalba, Juliana Gama

SERVIÇO CINEMAS

 

Data: 21 de outubro (domingo)

Horário: 19 horas

Salas:

Cinepolis Boulevard Belém – Belém (PA)// 1 sala

Cinepolis Pátio Batel – Curtiba (PR)// 8 salas

Cinepolis Rio Mar Fortaleza – Fortaleza (CE)// 10 salas

Cinepolis Manaíra Shopping – João Pessoa (PB)// 8 salas

Cinepolis Millennium – Manaus (AM)// 6 salas

Cinepolis Natal Shopping – Natal (RN)// 3 salas

Cinepolis Santa Ursula – Ribeirão Preto (SP)// 2 salas

Cinepolis Horto Bela Vista – Salvador (BA)// 8 salas

Cinepolis São Luis Shopping – São Luis (MA)// 4 salas

Cinepolis Rio Poty – Teresina (PI)// 5 salas

Cinepolis Iguateni Alphaville – Barueri (SP)// 1 sala

Cinepolis Judiaí Shopping – Judiaí (SP)// 7 salas

Cinepolis Marília Shopping – Marília (SP)// 4 salas

Cinepolis Iguatemi São José do Rio Preto – São José do Rio Preto (SP)// 5 salas

Cinepolis Uberlândia – Uberlândia (MG)// 10 salas

Cinepolis Nações Bauru – Bauru (SP)// 5 salas

Cinepolis Iguatemi Esplanada – Sorocaba (SP)// 6 salas

 

SERVIÇO TURNÊ

Florianópolis

Datas: 3 e 4/11

Local: Teatro Pedro Ivo

Endereço: Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600, Saco Grande – Saco Grande, Florianópolis – SC

Ticketeira: Disk Ingressos

 

POA

Datas: 10 e 11/11

Local: Teatro do SESI

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre – RS

Ticketeira: Ingresso Rápido

 

Curitiba

Datas: 16 e 17/11

Local: Teatro Guaira

Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Ticketeira: Disk Ingresso

 

BH

Datas: 01 e 02/12

Local: Teatro SESC Palladium

Endereço: Av. Augusto de Lima, 420 – Centro, Belo Horizonte – MG

Ticketeira: Ingresso rápido

Compartilhe essa dica: