Considerado um dos mais importantes representantes atuais do Teatro do Absurdo, o dramaturgo romeno Matéi Visniec temmais uma de suas peças montadas pela diretora e atriz Clara Carvalho, que dirigiu recentemente Condomínio Visniec (2019) e codirigiu A Máquina Tchekhov (2015) ao lado de Denise Weinberg. Trata-se de Ricardo III ou Cenas da Vida de Meierhold, idealizado e produzido por Lívia Prestes, com estreia marcada para 1º de junho, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
O elenco conta com a participação de Rubens Caribé, Duda Mamberti, Fernanda Gonçalves, Junior Cabral, Lívia Prestes, Mara Faustino, Rogério Brito e Rogério Pércore.
Na trama, o consagrado diretor russo Meierhold (1874-1940), inventor da Biomecânica e membro do Teatro de Arte de Moscou, tenta encenar a peça “Ricardo III”, de William Shakespeare (1564-1616). Durante a montagem, ele tenta entender o que se passa na própria cabeça, mas é constantemente impedido de realizar seu trabalho por personagens políticos, familiares e fantasmas presentes em sua mente.
Da tentativa de concluir a encenação do clássico shakespeariano, nasce um filho do diretor russo: um boneco de manipulação que é o próprio Ricardo III. Até mesmo essa criatura animada desaprova a direção do pai. Meierhold acaba sendo preso por conta de um ato audacioso do filho, e a peça é finalmente cancelada.
O boneco manipulado em cena foi criado por Beto Andreta, da premiada Cia. Pia Fraus, que trabalha com teatro de bonecos há 35 anos. O grupo parceiro também ajudou o elenco a aprender como manipulá-lo. O espetáculo foi contemplado na 7ª Edição do Prêmio Zé Renato de Fomento à Produção Teatral para a cidade de São Paulo.
Sobre Matéi Visniec – Dramaturgia
Nascido em 1956 em Radauti, na Romênia, Matéi Visniec vivenciou a ditadura de Ceausescu. Ainda jovem, deixa sua cidade e vai para a capital Bucareste estudar filosofia. Acreditava que o teatro e a poesia podiam denunciar a manipulação do povo por meio das grandes ideologias. Em 1987, é reconhecido na Romênia por sua poesia depurada, lúcida, ácida, mas ainda proibida para o palco. Aos 31 anos, muda-se para a França. Em apenas três anos, começa a escrever em francês e converte a sua limitação na língua em elemento criativo. Paris passa ser a sua pátria mental.
É um escritor da resistência, nunca escreveu peças comerciais. Escreve poesia e romance em romeno, mas teatro, sempre em francês. Visniec tem parentesco com o surrealismo e com o teatro do absurdo. Suas peças cheias de humor ácido são editadas e encenadas em diversos países.
Sobre Clara Carvalho – Direção
Diretora, professora e tradutora, Clara Carvalho é uma das atrizes mais premiadas de sua geração. Ela foi indicada quatro vezes ao Prêmio Shell por Ivanov, Frankensteins e Ou Você Poderia Me Beijar. Venceu, em 2002, o Shell por Órfãos de Jânio e, no mesmo ano, o Prêmio Qualidade Brasil de melhor atriz por Major Bárbara. Ganhou o Prêmio APCA de 2003 por Frankensteins e o Prêmio Mambembe 1998 por Ivanov. Em 2011, foi indicada ao Prêmio APCA de melhor atriz por sua atuação em Espectros. Em 2014 é novamente indicada ao Prêmio APCA por Preto no Branco, no Núcleo Experimental de Teatro. Em 2012, recebeu indicação ao Prêmio Quem de melhor atriz por seu trabalho em Isso é o que Ela Pensa, de Alan Ayckbourn. Em 2013, foi indicada aos prêmios Aplauso Brasil e APTR por sua atuação em Anti-Nelson Rodrigues, de Nelson Rodrigues.
Clara ainda dirigiu os espetáculos Condomínio Visniec (2019) de Matei Viscniec, A Reação (2014), de Lucy Prebble; A Máquina Tchekhov (2015), de Matéi Viscniec, em parceria com Denise Weinberg, indicada aos prêmios APCA (melhores direção e espetáculo) e Aplauso Brasil (melhores espetáculo e elenco); Órfãos (2011), de Dennis Kelly, montagem vencedora do Festival de Teatro da Cultura Inglesa de São Paulo; e Valsa nº6 (2009), de Nelson Rodrigues.
SINOPSE
Meierhold (importante encenador Russo do início do século XX) dirige “Ricardo III” de Willian Shakespeare. Durante todo o tempo, ele tenta montar o espetáculo e entender o que se passa na sua própria cabeça. É constantemente impedido por figuras políticas, familiares e fantasmas. Nesse processo nasce seu filho: um Boneco que já nasce adulto é o próprio Ricardo III, que também critica e desaprova a direção teatral do pai. Meierhold acaba sendo preso e a peça é cancelada.
FICHA TÉCNICA
Texto: Matéi Visniec
Direção: Clara Carvalho
Elenco: Rubens Caribé, Duda Mamberti, Fernanda Gonçalves, Junior Cabral, Lívia Prestes, Mara Faustino, Rogério Brito e Rogério Pércore
Assistente de Direção: Mariana Muniz
Cenografia e Figurino: Chris Aizner
Iluminação: Wagner Pinto
Boneco: Beto Andreta – Cia Pia Fraus
Música Original: Ricardo Severo
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Direção de Produção: Daniel Palmeira
Produção/Idealização: Lívia Prestes
SERVIÇO
Ricardo III ou Cenas da vida de Meierhold, de Matéi Visniec
CCSP – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade
Temporada: 1º de junho a 7 de julho de 2019
Às sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 20h
Sessões às quintas: 6, 13 e 20 de junho – quintas às 21h.
Ingressos: R$ 20
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 321 lugares
Informações: (11) 3397 4002
Bilheteria: de terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30
Venda de ingressos online: Ingresso Rápido