“A Última Sessão”: filme indiano entretém e emociona

Por Jonathan Pereira

O filme indiano “A Última Sessão” promete entreter e emocionar o espectador que for ao CineSesc, em São Paulo, onde é exibido com exclusividade a partir desta quinta-feira (12). A história gira em torno de Samay (Bhavin Rabari), um menino de 9 anos que se apaixona pelo cinema ao ser levado pela família pela primeira vez mas é proibido pelo pai de frequentar o local, fazendo de tudo para manter vivo seu encantamento pelas telonas.

Samay estuda e ajuda todos os dias o pai a vender chai, bebida típica do país, aos passageiros do trem durante a breve parada na cidade de Chalala. Ele arruma tempo e dinheiro para ir escondido ver filmes no Galaxy Cinema, único da região. Após ser expulso da sala, faz amizade com o projetista Fazal (Bhavesh Shrimali) que, em troca das marmitas que o garoto lhe dá, deixa-o assistir todos os dias da sala de projeção e o ensina a mexer nos equipamentos.

Apesar das surras que leva quando é descoberto e das limitações de futuro por conta das castas no país, Samay não desiste. Ele sofre em silêncio e (na medida do possível) sem se abater, como uma criança que a vida desde cedo exigiu que fosse madura. Sua paixão pelos filmes é o fio condutor da história, contagiando também seus amigos, que a partir de determinado momento passam a ajuda-lo.

O longa quase autobiográfico do diretor Pan Nalin (produzido em 2021 mas que só chegou aos cinemas brasileiros agora) leva o espectador a ver, as personagens vivendo sem exageros na composição nas belas paisagens das vilas e estações ferroviárias de Saurashtra, onde as cenas foram feitas.

Bhavin Rabari está ótimo na pele do protagonista e na química com o intérprete de Fazal. O público se emociona quando o garoto conhece o destino dado aos milhares de rolos de filme que deixam de ser úteis quando a modernidade chega, e pela maneira como ele lida com isso.

“A Última Sessão” escancara a importância de incentivar as crianças desde cedo a terem acesso à cultura e não podar sua criatividade. Imagine quantos outros artistas e grandes profissionais teríamos?

Serviço:

A Última Sessão

Índia, 110 minutos

Direção: Pan Nalin

Onde assistir:  CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo)

Classificação: 10 anos

Ingresso e horários: no site https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/?path=detalhes-atividade&unidade=59&id=10013 ou na bilheteria.

 

Trailer | Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=b72SCG40cMc

Compartilhe essa dica: