A Caixa Cultural apresenta A GRUTA DA GARGANTA

De 11 a 14 de outubro de 2018, na Caixa Cultural São Paulo, a companhia La Casa Incierta realiza uma experiência única: A Gruta da Garganta, uma obra lírica com direção de Carlos Laredo. Pioneiro no campo das artes cênicas para a primeira infância, o grupo de teatro hispano-brasileira foi criado em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell.

O espetáculo aborda de maneira poética o surgimento da linguagem humana. Idealizado pela companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, A Gruta da Garganta é uma criação inédita de teatro lírico que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal, é apresentada, tal qual uma ópera, com canto e música.

A montagem é direcionada para crianças de zero a cinco anos e busca instigar nesse jovem público o interesse peloteatro lírico. Os pais que levarem seus filhos ao teatro estarão diante de uma reflexão sobre os mistérios da comunicação.

Iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica, a cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. O pianista ucraniano Mikhail Studyonov criou as composições eruditascriadas por ele exclusivamente para o espetáculo.

A Gruta da Garganta é um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos, o cordão umbilical que nos guia nos caminhos escuros da vida. “O espetáculo evoca a dificuldade do ser humano de viver isolado e nossa necessidade por comunicação. E as pessoas têm, desde que nascem, as ferramentas para criar relacionamentos e para ter o entendimento da comunicação”, comenta Carlos Laredo.

Às vezes o bebê parece um estranho aos olhos dos adultos. Mas o que é que as mães, pais e filhos compartilham? No passado, a humanidade rendia culto a diversas formas de nascimento a partir de uma cosmovisão cíclica: o crescimento, a plenitude, o envelhecimento e a morte-renovação. No altar das deusas, a primeira infância e a maternidade eram os mistérios mais valiosos, os tesouros a serem protegidos no centro do labirinto.

Guardamos no fundo da gruta da garganta, a partir dos nossos pulmões de recém-nascidos, o ar da primeira inspiração, que permanece aí durante toda a vida, durante cada uma das nossas respirações até a última expiração. A obra A Gruta da Garganta é como um misterioso fio de Ariadne. Somos indivíduos porque somos indivisíveis, inseparáveis uns dos outros. Existimos no espelho dos olhos alheios e a partir da garganta, rimos, choramos, gritamos e cantamos. É na gruta da garganta onde bebês e adultos compartilham o ar a cada respiração.

Além das apresentações será realizada uma oficina “A Cultura e Primeira Infância” com os diretores da companhia, Carlos Laredo e Clarice Cardell. Todas as atividades são gratuitas.

Sinopse

Voltada a crianças de zero a cinco anos, a peça é iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica. A cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. O pianista ucraniano Mikhail Studyonov criou as composições eruditas criadas por ele exclusivamente para o espetáculo.

La Casa Incierta

Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, a companhia criou um repertório de inúmeras criações e atividades artística, além de conferências e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores. Em sua trajetória, La Casa Incierta tem trabalhado e pesquisado uma linguagem poética em busca das capacidades infinitas com que nascem os seres humanos. Seus espetáculos foram apresentados em países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Martinica, Portugal, Israel, Finlândia e em diversas cidades do Brasil.

A companhia é residente em Brasília desde 2013, e vem desenvolvendo uma série de projetos inovadores no campo das artes e da primeira infância. Realiza a curadoria e produção do Festival Primeiro Olhar – arte pela primeira infância, coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância e colaborou na coordenação do I Encontro Cultura e Primeira Infância, realizado em 2015 em parceria com o Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu em Washington o prêmio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.

Ficha artística

Uma criação de La Casa Incierta

Direção e Dramaturgia: Carlos Laredo

Intérpretes: Clarice Cardell e Aida Kellen

Direção e Composição Musical: Mikhail Studyonov

Figurino: Val Barreto

Vídeos, Cenografia e iluminação: Carlos Laredo

Ajudante Técnico: Herbert Lins dos Santos

Vídeo da obra: Comova

Produção Local: Gessica Arjona

 

Serviço

Espetáculo Infantil: “A Gruta da Garganta”
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP – próxima à estação Sé do Metrô
Datas: de 11 a 14 de outubro de 2018 (de quinta a domingo)
Horário: às 16 horas
Capacidade: 120 lugares
Classificação indicativa: crianças de 0 a 5 anos
Informações: (11) 3321-4400
Capacidade: 60 lugares
Duração: 40 minutos
Ingressos: distribuição de senhas a partir das 9h do dia de cada apresentação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa

Oficina: “A Cultura e Primeira Infância” – Carlos Laredo e Clarice Cardell

Data: 11 de outubro de 2018 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 22h
Público-alvo: Pessoas interessadas nas artes, na educação infantil e na primeira infância
Capacidade: 20 vagas
Público-alvo: E-mail da produção para inscrições: casa@lacasaincierta.com

Compartilhe essa dica: