Para ouvir em casa: Itaú Cultural lança segunda temporada do podcast Toca Brasil e disponibiliza playlists de mostras e programações
MÚSICA

Para ouvir em casa: Itaú Cultural lança segunda temporada do podcast Toca Brasil e disponibiliza playlists de mostras e programações

Compartilhe

Disponibilizando com cada vez mais intensidade suas ações de arte, cultura e educação nas plataformas digitais – acesso importante em períodos como o atual, de quarentena – , o Itaú Cultural estreia em seu site (www.itaucultural.org.br) a segunda temporada do podcast Toca Brasil, com bate-papos com personalidades da cena musical do país e o gerente de música da organização, Edson Natale. Estreado no segundo semestre de 2019, o programa abre a nova fase com a cantora Xênia França. Em abril, será a vez do cantor e compositor Zeca Baleiro e da produtora Fernanda Perez.

Os podcasts do Itaú Cultural podem ser ouvidos no seu site, tanto pelo computador quanto pelo celular, e em aplicativos como Spotify (https://open.spotify.com/user/itaucultural). Nesta plataforma, o perfil da casa reúne, atualmente, 21 seleções musicais diretamente ligadas a movimentos musicais, artistas, filmes, exposições e produções teatrais realizados pelo IC, entre outros.

Bate-papo

Apresentado por Natale, o Toca Brasil joga luz na riqueza da música brasileira em bate-papos com pessoas de destaque do mundo da música. A primeira temporada contou com 10 episódios e recebeu desde a pesquisadora de história da música e do rádio BiancamariaBinazzi e o produtor musical Wilson Souto à cantora e compositora Juçara Marçal e o cantor Leandro Lehart

A segunda começa com a baiana Xênia França e suas reflexões e histórias, desde que partiu de Camaçari, na Bahia, para a cidade de São Paulo onde se descobriu cantora e compositora. Ela fala, também, sobre discos, projetos, ideias e parcerias nesse momento de avanço profissional, sem atropelar seu amor pelo canto.

A nova temporada segue ao longo do ano e, em abril, conta com dois novos episódios. No dia 7, entra no ar a conversa com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, que anda pelas estradas do Brasil e do mundo com suas músicas. No dia 21 o bate-papo é com Fernanda Perez, curadora e gestora de música, que já trabalhou em grandes espaços culturais de São Paulo e com grupos e artistas como MetáMetá, Karina Buhr e Rodrigo Campos.

Listas

Aos que acompanham o universo musical, o Itaú Cultural compartilha em seu perfil no Spotify (https://open.spotify.com/user/itaucultural) playlists que conectam, por meio da música, o público com mostras, projetos e programas da organização.

Das exposições que integram a série Ocupação – dedicada a artistas-referência na cultura brasileira – derivaram playlists com repertórios ligados à obra de Abdias do Nascimento, Alceu Valença, Cartola, Eduardo Coutinho, Ilê Aiyê e Inezita Barroso. Mostras de artes visuais realizadas em seu prédio na avenida Paulista, como Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico e Ainda Há Noite, também inspiraram seleções, assim como trabalhos musicais de artistas que passaram pelo palco do Itaú Cultural, como Cida Moreira, Luiz Tatit e Ava Rocha, além dos já mencionados e outros mais. Efemérides, como o centenário da música Tico-tico no Fubá, e trabalhos lançados pelo programa Rumos Itaú Cultural também figuram sonoramente nesta playlist.

SERVIÇO

Podcast Toca Brasil – segunda temporada https://www.itaucultural.org.br/toca-brasil

Itaú Cultural no Spotify https://open.spotify.com/user/itaucultural

Itaú Cultural www.itaucultural.org.br www.twitter.com/itaucultural www.facebook.com/itaucultural www.youtube.com/itaucultural https://open.spotify.com/user/itaucultural