Festival de cinema focado no gênero de horror acontece em São José dos Campos

Compartilhe

Festival que contempla a sétima arte do obscuro e do suspense, o Festival POE de Cinema Fantástico acontece em São José dos Campos e em Jacareí dos dias 15 a 24 de agosto. Organizado pelo cineasta, roteirista e jornalista Danilo Morales, o evento está em sua quarta edição e tem programação repleta por encontros, bate-papos e exibições de filmes de sucesso internacional assim como obras produzidas ou por autores da região do Vale do Paraíba.

Entre sua programação de palestras e encontros, o Festival Poe abre sua agenda com o filme “Suspiria”, remake de um clássico do cinema de terror, desta vez reimaginado pelo conceituado diretor Luca Guadagnino (dos sucessos “Um Mergulho no Passado” e “Me Chame Pelo seu Nome”). Este ano o Festival integra, além da estreia de filmes do gênero, a presença de cineastas como Elder Fraga, Flávio Carnielli, Dante Véscio, Rodrigo Gasparinni, Lula Magalhães entre outros. Palestra com Carlos Primati, renomado na área do terror, é também destaque da programação com sua palestra “Horror no Cinema Brasileiro”. Como em todas as edições anteriores, com o objetivo de potencializar o público de audiovisual e chegar aos mais diversos grupos para além do terror, o Festival possui entrada gratuita em todas as sessões.

Danilo Morales é fundador da Psíquico Produções e ocupa a cadeira de número 16 na Academia Joseense de letras. Após percorrer festivais pela grande São Paulo e sentir a falta de eventos do gênero na região, criou o Festival, que já no primeiro ano contou com obras de diretores consagrados como Rodrigo Aragão, Julio Wong e Joel Caetano. “A intenção é transformar São José dos Campos em um pólo de cinema, fortalecer o audiovisual e abrir canais para os novos produtores, os incentivando, além de voltar o olhar de todo o Brasil para a região.”, afirma Danilo. 

A mostra se divide em nacional competitiva, regional, paralela e internacional e ocorre no Cine Santana, em São José dos Campos, e no no MAV- Museu de Antropologia do Vale, estreando sua participação em Jacareí. Outra novidade da quarta edição é a adição da literatura fantástica ao evento. Para a palestra-encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba estarão os escritores Rodrigo de Oliveira, Wilson Poeta, Daniel Pedrosa, entre outros. A realização de todo evento acontece devido ao apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos. 

Para conferir a programação completa, acesse: https://www.facebook.com/festivalpoe/

Eventos no Facebook:

15 ago | Exibição do filme Suspiria- A Dança do Medo – De Luca Guadagnino

16 ago | Palestra Horror no Cinema Brasileiro – Com Carlos Primati https://www.facebook.com/events/427428447851901/

17 ago | I Encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba Palestra

17 ago | Exibição de filmes Premiere Bate papo com Diretores Festival POE