Teatro J. Safra recebe maior espetáculo folclórico do planeta: Mato Grosso Dançando Brasil

No Comments

O grandioso espetáculo “Mato Grosso Dançando Brasil” – que ano passado consagrou-se campeão do maior festival de folclore do mundo, realizado na Turquia, vencendo mais de 30 países – faz três apresentações no Teatro J. Safra, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril.

 
Este show é uma homenagem às manifestações tradicionais do nosso país. Os bailarinos do grupo cuiabano Flor Ribeirinha encenam danças tradicionais brasileiras, com várias nuances, personagens, ritmos e gestualidades, compondo um belíssimo repertório. Serão homenageados o Boi Bumbá de Parintins oriundo do Norte, a Dança Gaúcha – forte expressão cultural do Sul, o Frevo do Nordeste, o Siriri Cuiabano enraizado na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Mato Grosso – onde nasceu o grupo Flor Ribeirinha –  representando o Centro-Oeste e o samba do Sudeste do Brasil. 
 
Este espetáculo busca homenagear a cultura dançante do povo brasileiro, numa rica e elaborada produção, numeroso guarda-roupa, composta por dezenas de bailarinos. Sua produção é  um recorte artístico que está muito aquém da enormidade dos folguedos tradicionais existentes no Brasil.  Um majestoso espetáculo que encantou os olhares de exigentes plateias mundo afora.
 
  • Veja uma pequena mostra deste grande espetáculo neste video no LINK.
Sobre Grupo Flor Ribeirinha
O Flor Ribeirinha é um grupo de dança folclórica que realiza um importante trabalho de preservação e manutenção do Siriri e Cururu, importantes manifestações culturais de Mato Grosso. Nascido na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, conduz o seu ritmo nos passos da dança e da música inspirados em elementos do modo de vida ribeirinho como a pesca, o artesanato com cerâmica, a fabricação da viola de cocho e a culinária tradicional. Formado em 1993 por Dona Domingas com o nome de Nova Esperança, quase se desfez porque componentes do grupo original faleceram com o passar do tempo devido à idade mais avançada, mas com o incentivo de sua mãe reformulou o grupo agora chamado de Flor Ribeirinha que em 2018 completa 25 anos de existência. O grupo tem como principal objetivo preservar as nossas tradições culturais e incentivar a sua continuidade através da formação de novas gerações de artistas populares.
 
Ficha técnica
Direção Geral: Avinner Augusto da S. Albino
Autoria: Associação Cultural Flor Ribeirinha
 
SERVIÇO
 
Mato Grosso Dançando Brasil
Apresentação: 30, 31 de março e 01 de abril de 2018
Horário: 21h30 (sexta-feira), 21h (sábado) e 20h (domingo)
Classificação: Livre
Duração:  60 minutos
 
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *