“Admirável Música Nova” SÉRIE DE ENCONTROS MUSICAIS SURPREENDEM NAS 4 UNIDADES DO CCBB

No Comments

O Festival Admirável Música Nova promove encontros musicais inusitados entre artistas expressivos e inovadores. Dividem os palcos dos Centros Culturais do Banco do Brasil de quatro cidades (SP, DF, RJ e BH) Criolo e Yamí Music, Ed Motta e Camille Bertault, PianOrquestra e Ana Cañas, PianOrquestra e Tulipa Ruiz, PianOrquestra com Mariana Aydar e Marcelo Jeneci, Craca e Dani Nega, Vitor Araújo e Negro Léo e Vitor Araújo e Wladimir Gasper. O CCBB São Paulo recebe o festival entre os dias 1 e 4 de março, Belo Horizonte é a segunda cidade a receber o projeto entre os dias 8 e 11 de março, em Brasília o projeto acontece nos dias 3, 10, 17 e 25 de abril, e no Rio de Janeiro o Admirável Música Nova acontece, em palco externo, nos dias 13 e 14 de abril.

O festival propõe o encontro improvável de artistas que transitam por estéticas diferentes e convergem para pontos comuns: vanguarda artística, novas experiências e contorno popular. Claudio Dauelsberg, curador do Festival Admirável Música Nova, aposta nessa ideia para levar ao palco do CCBB shows cheios de frescor e vigor, e ressalta: “O AMN apresenta artistas queridos pelo público que compartilham desta ideia de apresentar dentro de um novo contexto, de se lançar ao encontro em novas experiências, ampliar conceitos estéticos em busca inovação”.

 

Os encontros

 

Vitor Araújo e Negro Léo

Vitor Araújo e Wladimir Gasper

Vitor Araújo, menino prodígio, com influências que passam por Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Björk e Radiohead, lançou em 2016 seu elogiadíssimo terceiro álbum ‘Levaguiã Trê’.

Negro Leo, cantor e compositor conhecido do underground carioca, também lançou recentemente álbum incensado pela crítica musical: ‘Água Batizada’.

Wladimir Gasper, alter ego do músico e DJ brasileiro Pedro Bernardes, propõe uma pletora de sonoridades e texturas com suas batidas eletrônicas e misturas inventivas realizadas ao vivo. O personagem russo veio ao Brasil para ficar!

Juntos pela primeira vez no palco, mostrarão que experiências estéticas e ousadias sonoras que parecem apontar para lados distintos, podem provocar maremotos. Dois encontros explosivos e imperdíveis.

Ed Motta e Camille Bertault

Ed Motta dispensa apresentações. Um dos mais talentosos músicos brasileiros, dono de uma voz potente e com vastíssimo repertório – que brinca com funk, pop, R&B, soul, jazz e mpb. Toda a versatilidade do cantor, compositor e instrumentista, trabalha em função da música. Camille Bertault, cantora e compositora francesa, passou o verão no Brasil com shows disputadíssimos no Rio e em São Paulo. Suas apresentações, cheias de carisma e alto nível técnico, são sempre um sopro de vitalidade na música contemporânea. O encontro dos dois promete resultar num espetáculo de talento e sofisticação. Um show de improvisos vocais, com emoção e técnica equilibrados para deleite do público.

PianOrquestra e Ana Cañas
PianOrquestra e Tulipa Ruiz

PianOrquestra com Mariana Aydar e Marcelo Jeneci

O PianOrquestra tem uma trajetória de sucesso, cativando plateias pelo mundo inteiro. Eleito entre os 10 melhores espetáculos do ano (O Globo), seu piano tocado a dez mãos surpreende pela inventividade e pela profusão de timbres diversos. Aliado a um repertório escolhido a dedo e ao talento de seus integrantes, o PianOrquestra apresenta sempre ótimos espetáculos.

Ana Cañas conquistou o respeito da crítica especializada logo em seu trabalho de estreia. No ano seguinte, 2008, ganhou o Prêmio Multishow na categoria Revelação. Em 2009, ganha reconhecimento por parte do público: sua parceria com Nando Reis a coloca no topo das paradas de sucesso. Seus shows são carregados de lirismo e apelo cênico.

Tulipa Ruiz despontou no meio musical com o elogiadíssimo CD ‘Efêmera’. Após seu disco de estreia, percorreu o Brasil inteiro, sempre com shows lotados, e dividiu o palco com inúmeras estrelas da MPB. Colecionou vários prêmios: Grammy Latino, Prêmio Multishow, entre outros.

Mariana Aydar é cantora e compositora brasileira. Sua obra é sofisticada e contemporânea com raízes na MPB, samba e na música nordestina. Mariana é uma artista de palco. Além de 4 discos e a direção de um doc. sobre a obra de Dominguinhos, Mariana têm lançado alguns singles: Te faço um Cafuné e Eu Te Amo Você.

Marcelo Jeneci vem se destacando no cenário musical brasileiro desde 2010, ano de seu primeiro CD. Compositor e instrumentista talentoso, Jeneci além de investir em sua carreira solo acompanha inúmeros artistas da MPB, como Chico César e Arnaldo Antunes.

Os encontros do PianOrquestra com essas cantoras – e com Marcelo Jeneci, em São Paulo –  tende a ser um dos pontos altos do festival. As texturas sonoras e camadas rítmicas propostas pelos cinco pianistas vão abrir caminho para que as vozes femininas passeiem pelos clássicos da MPB. A apresentação de São Paulo, com a cantora Mariana Aydar, ganhará o auxílio do acordeon de Marcelo Jeneci.

Yamí Music e Criolo

O violoncelista italiano Frederico Puppi e o percussionista baiano Marco Lobo apostaram na junção excêntrica dos dois instrumentos – com a adição de beats da música eletrônica em live actions. O duo tem apresentado um show pungente e dançante.

Criolo cresceu na cena do RAP paulistano. Um artista que ultrapassou a barreira da periferia e alcançou sucesso nacional. Eloquente e articulado, seus shows são muito politizados e suas músicas repletas de análises sociais e econômicas do Brasil contemporâneo.

O encontro entre esses artistas aponta para um show denso e cheio de swing. Uma apresentação imperdível.

 

Craca e Dani Nega

Craca é o alter-ego sci-fi trash do músico, produtor musical e artista visual Felipe Julián. Com a proposta de fazer todos dançar, adapta e substitui instrumentos convencionais criando dispositivos eletrônicos e fazendo uso de videomapping.

O trabalho da atriz e MC, Dani Nega traz a música negra pulsante em sua origem. Dani tem o domínio da palavra, e usa sua rima para questionar e provocar reflexões com sua voz suave, precisa e irônica.

Atuando desde 2016, o impacto deste encontro Craca e Dani Nega foi reconhecido pelo Prêmio da Música Brasileira em 2017. A dupla integra o Admirável Música Nova para compor o panorama de desdobramentos (experimentação musical + ativismo sócio político), que estes encontros improváveis geram.

 

Serviço:

 

CCBB São Paulo
Admirável Música Nova

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro 01012-000 / São Paulo – SP (11) 3113-3651 |

cbbsp@bb.com.br

Local: Teatro

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

www.eventim.com.br

01 a 04 de março

quinta a domingo

Programação

Dia 01: 20h – PianOrquestra + Mariana Aydar e Marcelo Jeneci

Dia 02: 20h – Craca e Dani Nega

Dia 03: 20h – Vitor Araújo + Negro Leo

Dia 04: 18h – Yamí Music + Criolo

Duração: 60 min

Classificação indicativa: 10 anos

 

CCBB Belo Horizonte
Admirável Música Nova

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários 30.140-010 / Belo Horizonte – MG Fone: (31) 3431-9400 ccbbbh@bb.com.br

Local: Teatro

08 a 11 de março

quinta a domingo

 

Programação

Dia 08: 20h30 – Yamí Music + Criolo

Dia 09: 20h30 – Vitor Araújo + Wladimir Gasper

Dia 10: 20h30 – PianOrquestra + Tulipa Ruiz

Dia 11: 20h30 – Camille Bertault + Ed Motta

Duração: 60 min
Classificação indicativa: 10 anos

 

CCBB Brasília
Admirável Música Nova

SCES, Trecho 2, lote 22 70200-002 / Brasília – DF (61) 3108-7600 | ccbbdf@bb.com.br

Local: Teatro

03, 10, 17 (terças) e 25 (quarta) de abril

 

Programação

Dia 03: 19h30 – Craca e Dani Nega

Dia 10: 19h30 – Camille Bertault + Ed Motta

Dia 17: 19h30 – Vitor Araújo + Negro Léo

Dia 25: 19h30 – PianOrquestra + Ana Cañas

Duração: 60 min

Classificação indicativa: 10 anos

 

CCBB Rio de Janeiro
Admirável Música Nova

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro 20010-000 / Rio de Janeiro – RJ (21) 3808-2020 ccbbrio@bb.com.br

Local: Estacionamento do CCBB – Sujeito a Lotação

13 e 14 (sexta e sábado) de abril

 

Programação

Dia 13: PianOrquestra + Tulipa Ruiz (23h) e Camille Bertault + Ed Motta (00h30)

Dia 14: Vítor Araújo + Wladimir Gasper (23h) e Craca e Dani Nega (00h30)

Duração: 60 min

Classificação indicativa: 10 anos

 

 

Assessoria de Imprensa do Projeto

Mais e Melhores Produções Artísticas

(21) 2208-5952

contato@maisemelhores.com.br

Paulo Almeida

(21) 98197-5600

paulo@maisemelhores.com.br

 

 

Assessoria de imprensa do

 

CCBB SP : Leonardo Guarniero

(11) 4298-1279/1282 | leoguarniero@bb.com.br

 

CCBB BH: Barbara Campos Guimaraes

(31) 3431-9412 | barbaracg@bb.com.br
CCBB DF: Michele Lira Rodrigues 

(61) 3108-7609/7630 michele-lira@bb.com.br

 

CCBB RJ: Bianca Mello

(21) 3808-2326 | biancamello@bb.com.br

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *